Assedius

Sofre de assédio no trabalho? Esta plataforma presta apoio jurídico e psicológico (sem ter que revelar a sua identidade)
Stop assédio
Sofre de assédio no trabalho? Esta plataforma presta apoio jurídico e psicológico.

Foi criada a plataforma www.assedius.pt, dedicada ao tema do assédio laboral (assédio moral e sexual no ambiente de trabalho). Este domínio surgiu no seguimento do tratamento deste tema por profissionais de diversos foros, concretamente psicólogos e advogados.

A plataforma presta apoio psicológico e jurídico à vítima. Todas as denuncias são registadas na plataforma web através do preenchimento de um formulário. As denuncias podem ser com identificação ou anónimas. No final do preenchimento do questionário é pedido um contacto de email ou de telefone, mas se o trabalhador pretender o anonimato, pode fazê-lo, ficando registada a denúncia na mesma.

Nos casos em que o trabalhador pretenda ser contactado, é efectuada uma consulta de avaliação mediante protocolo para avaliar se a denúncia está enquadrada no âmbito do assédio moral ou sexual.

Até este momento do processo, é garantida por parte da plataforma, a confidencialidade e sigilo. A denúncia estando enquadrada no assédio moral ou sexual é pedida á vitima autorização para divulgação do seu nome junto do responsável do departamento de Recursos Humanos ou outro indicado pela Administração para estudar uma forma de resolver o caso.

Após a resolução do caso a vitima é contactada passados 60 dias para saber como se encontra profissionalmente e psicologicamente. Estando bem, o caso é dado como encerrado.

«O nosso objectivo é ajudar a tornar as empresas mais seguras e combativas contra este problema. Todas organizações devem ter canais de denúncia contra o assédio e comportamento inadequados. O assedius.pt é uma plataforma externa à sua organização/empresa que regista as denuncias dos trabalhadores, acautelando sempre a confidencialidade dos depoimentos e a identidade das vítimas. Os trabalhadores devem sentir-se seguros para relatar eventuais abusos, sabendo que terão o apoio da plataforma assedius.pt e da empresa/organização para enfrentar o problema», lê-se em comunicado.

https://hrportugal.sapo.pt/sofre-de-assedio-no-trabalho-esta-plataforma-presta-apoio-juridico-e-psicologico-sem-ter-que-revelar-a-sua-identidade/

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Scroll to Top